Esta página proporciona acesso às análises quantitativas dos jornais do período da independência realizadas no Voyant-Tools no âmbito do projeto “A Independência do Brasil através das Humanidades Digitais”, pesquisa financiado pela FAPES e coordenado por membros do Laboratório de História, Poder e Linguagens (LHPL) da UFES.  As análises estatísticas oferecem amplas possibilidades de exploração e pesquisa do conteúdo dos periódicos listados abaixo. Para iniciar a análise textual de um documento específico, clique no link correspondente e ele abrirá uma nova aba com as ferramentas de análise disponíveis.

A disponibilização das análises realizadas com os recursos do Voyant-Tools a pesquisadores, acadêmicos e demais interessados constitui um esforço conjunto dos responsáveis pelo Portal Jornais da Independência em contribuir com o conceito de ciência aberta, alinhado aos princípios das Humanidades Digitais (NASSI-CALÒ, 2019; REIS, 2023). O objetivo é não apenas facilitar o acesso às fontes, mas também promover pesquisas que empreguem ferramentas digitais em suas análises. Uma lista bibliográfica relevante é fornecida após a tabela para auxiliar em os estudos com ferramentas digitais.

O Voyant-Tools, criado por Stéfan Sinclair e Geoffrey Rockwell com o suporte de Andrew MacDonald, Cecily Raynor e outros colaboradores, é um avanço de plataformas e ferramentas anteriores como HyperPo, Taporware e TACT. Disponível em 14 idiomas, a versão em português foi traduzida por Fernando Marineli. Informações adicionais estão disponíveis no site mencionado abaixo.

Para iniciar sua exploração, selecione o link de “Análise Textual” do jornal de interesse. Você será redirecionado para a página do Voyant-Tools, com o documento já carregado. Note que os documentos contêm “Flags” – palavras e expressões adicionadas para sinalizar informações específicas. Segue o guia para essas marcações:

  1. Palavra “Ilegível”: Indica trechos do documento original que não puderam ser digitalizados devido à ilegibilidade. Recomenda-se adicionar este termo à sua stoplist.
  2. **Expressões e Palavras Iniciadas por ***: São inserções feitas durante o processo de digitalização. Qualquer palavra ou expressão que comece com * deve ser ignorada e incluída na stoplist, pois não faz parte do documento original.
  3. Sinalizações de Referência: Criadas para auxiliar na referência dos jornais, edições e seções, incluem:
    • Periodico_Nome_do_jornal (ex: Periodico_SemanarioCivico)
    • Provincia_Provincia_do_Jornal (ex: Provincia_Bahia)
    • Ano_ano_do_jornal (ex: Ano_1821)
    • Tipo_seção_do_jornal (ex: Tipo_Editorial)
    • Numero_numero_da_edição (ex: Numero_1)
    • Indica a seção do periódico onde o texto se encontra, como editoriais, notícias, extratos, correspondências, entre outros.

Antes de iniciar sua análise, recomendamos que:

  1. Organize os documentos conforme sua necessidade, ordenando as edições, excluindo as indesejadas e realizando outras manipulações necessárias.
  2. Configure a lista de palavras excluídas (stoplist) para remover termos indesejados, como artigos e números.

Em caso de dúvidas ou necessidade de treinamento, não hesite em nos contatar.

Caso você use nosso banco de dados, favor citar:

REIS, Arthur Ferreira.; CAMPOS, Adriana Pereira.; ARTHMAR, Rogerio. Portal Jornais da Independência. Vitória: UFES, 2023 (on-line).

Página eletrônica do Voyant-Tools

Disponível em: https://voyant-tools.org/docs/#!/guide/about

Referências úteis

ALVES, D. As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismoacadémico: dos exemplos internacionais ao caso português. Ler História, n.69, p.91–103, 2016.

BOLLA, P. The Architecture of Concepts. Nova Iorque: Fordham University Press, 2014.

BRASIL, E.; NASCIMENTO, L. F. História digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital Brasileira e do uso de CAQDAS na reelaboração da pesquisa histórica. Estudos Históricos, v.33, n.69, p.196–219, 2020.

GOLD, M. K.; KLEIN, L. F. Debates in the Digital Humanities. Minnesota: University of Minnesota Press, 2019.

NEILL, H. O.et al. Text mining Mill: Computationally detecting influence in the writings of John Stuart Mill from library records. Digital Scholarship in the Humanities, v. 36, n.4, p. 1013-1029, 2021.

NASSI-CALÒ, Lilian. Promovendo e acelerando o compartilhamento de dados de pesquisa. Scielo em Perspectiva, São Paulo, 13 jun. 2019. Disponível em: https://blog.scielo.org/blog/2019/06/13/promovendo-e-acelerando-o-compartilhamento-de-dados-de-pesquisa/. Acesso em 16 nov. 2023.

SCHREIBMAN, S. et al. A new companion to Digital Humanities. Nova Jersey: Wiley Blackwell, 2016.

ROCKWELL, G.; SINCLAIR, S. Hermeneutica: Computer-Assisted Interpretation in the Humanities. Massachusetts: The MIT Press, 2016.

REIS, Arthur Ferreira. As Humanidades Digitais no Brasil e no mundo: o estado da arte. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, v.1, n.1, janeiro de 2023.

REIS, Arthur Ferreira. Emoção e patriotismo nos jornais da independência (1821-1823). Tese (Doutorado em História). Universidade Federal do Espírito Santo, 2023.

TABELA COM LINKS PARA ANÁLISES TEXTUAIS

Jornal
Província
Link
O Constitucional
Bahia
Semanário Cívico
Bahia
Conciliador do Maranhão
Maranhão
Sentinela da Liberdade
Pernambuco
Reverbero Constitucional Fluminense
Rio de Janeiro
Atalaia
Rio de Janeiro
Compilador Constitucional Fluminense
Rio de Janeiro
Correio do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
O Espelho
Rio de Janeiro
Volantim
Rio de Janeiro